Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Empresas americanas acumulam stocks vindos da China antes das tarifas entrarem em vigor

Os principais agentes importadores dos EUA estão a adoptar medidas de precaução, aumentando os seus stocks de produtos chineses antes que as novas tarifas de importação entrem em vigor, revela a transportadora marítima Maersk Line. Patente ficou também o aviso: a guerra comercial afectará a procura pelo transporte de contentores durante os próximos anos.

Empresas americanas acumulam stocks vindos da China antes das tarifas entrarem em vigor

Os dados veiculados pela Maersk Line indicam que as importações americanas vindas da China cresceram 5% a 10% no terceiro trimestre, já que empresas de gigantesca dimensão (como a Walmart ou a Home Depot) apostaram em grandes stocks para evitar as penalizações das novas tarifas de importação, disse o presidente-executivo Soren Skou (na foto). «A ironia é que, depois de Trump ter reforçado a retórica» do proteccionismo, «os EUA começaram a importar ainda mais da China», observou o CEO do grupo A.P. Moller-Maersk.

Sector dos contentores pagará o preço da política proteccionista de Donald Trump, avisou Soren Skou

Ainda assim, lembra Soren Skou, a indústria do transporte marítimo de contentores não passará incólume à política de Donald Trump: «Haverá, definitivamente, um preço a pagar pelo sector dos contentores», afirmou, observando que o recente aumento nos embarques será seguido por uma desaceleração, sentida já no próximo ano. Segundo dados da Maersk, as importações chinesas vindas dos Estados Unidos caíram de 25% a 30% no terceiro trimestre em comparação com o ano passado.

O efeito das tensões comerciais poderá reduzir o comércio global de contentores entre 0,5 e 2% em 2019 e 2020, disse a Maersk ao apresentar os resultados referentes ao trimestre de Julho a Setembro. Recorde-se que o CEO do grupo tem sido um dos grandes críticos das políticas restritivas de Trump no plano comercial.

fonte