Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Transporte ferroviário moçambicano com projecção de crescimento de 15,6% em 2019

De acordo com o jornal moçambicano ‘O País’, o nível de crescimento do transporte ferroviário registará um crescimento na ordem de 15,6% no próximo 2019, um registo que mais que duplicará a previsão de 2018, situada nos 7%. A projecção é do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Crescimento de 15,6% na ferrovia moçambicana em 2019

Refere o jornal que este aumento significativo é explicado pelo fluxo de mercadorias em trânsito, com a compra de cerca de uma centena de vagões de carga, contribuindo tal para a diminuição da cadência dos camiões de carga na Estrada Nacional Número (EN4), e a consolidação do projecto Metro-Bus, no sistema ferroviário Sul, bem como as importações e exportações dos países do hinterland.

Transporte rodoviário com subida de 7,5% no volume de produção

No que diz respeito ao transporte rodoviário, o Ministério dos Transportes e Comunicações calcula um crescimento do volume de produção de 7,5%, com impacto dos novos autocarros e reestruturação do sistema integrado, bem com a entrada em vigor da agência metropolitana que irá coordenar o desenvolvimento do transporte público de passageiros na área metropolitana do Maputo.

Transporte aéreo com projecção de 5,6% de crescimento

No que toca ao sector do transporte aéreo, o Ministério dos Transportes e Comunicações projecta um crescimento situado nos 5,6%, em grande parte fomentado pelo aumento do tráfego aéreo doméstico e regional, a certificação dos aeroportos no âmbito da liberalização do espaço aéreo e a entrada de novos operadores, sem descurar da melhoria da exigência, disciplina e rigor operacional na qualidade de serviços a bordo e em terra.

fonte