Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 
BENGO, ANGOLA

Capturadas mais de 13 mil toneladas de pescado

Treze mil toneladas de pesca artesanal de pequena escala foram capturadas de Janeiro a Setembro deste ano, na província do Bengo, informou, em Caxito, o chefe do Departamento da Agricultura, Pecuária e Florestas, do Gabinete Provincial da Agricultura, Eliseu Simão Mateus.

Em declarações à Angop, o responsável disse que até ao final do ano em curso a tendência é aumentar este número de captura da pesca artesanal de pequena escala, comparativamente ao ano de 2017, que foram capturadas 15 mil toneladas e 963 quilogramas do pescado.

O responsável considerou bom o desempenho dos pescadores e a colaboração dos coordenadores das comunidades no fornecimento da cifra de captura da pesca artesanal.

Afirmou que a direcção controla 315 embarcações, deste número 200 embarcações estão equipadas com motores, que apoiam pescadores organizados em cooperativas, sete fiscais de pescas e 50 observadores comunitários, sendo ainda um número exíguo para corresponder a demanda.

Apontou a falta do material da actividade das pescas, embarcações, motores, combustíveis, apoio financeiro como as principais preocupações dos pescadores na região.

Afirmou que o sector vai continuar a dar o apoio institucional e outros incentivos possíveis, para incentivar os pescadores a desenvolver a sua actividade, de modo a contribuírem no programa da diversificação da economia nacional e auto-sustento das famílias.

Avançou que no período em análise foram emitidas 191 licenças de pesca artesanal e marítima (menos 14 que o período anterior) que permitiu a arrecadação de um milhão 916 mil 384 Kwanzas.

Na província do Bengo estão controladas 21 cooperativas de pesca, comportando 591 pescadores, localizados nos municípios do Ambriz e Dande, com realce na localidade da Barra do Dande e Sárico.

fonte