Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Porto de Salvador é porta de entrada para cargas de energia renovável

O Porto de Salvador alcançou a marca de movimentação de 300 mil m3 de cargas de projecto nos últimos cinco anos, com destaque para as operações voltadas aos parques eólicos e solares, concentrados na Bahia e região.

As cargas de projecto são peças de grandes dimensões ou de alta tonelagem que não podem ser transportadas em contêineres. As pás eólicas e outros equipamentos destinados à construção dos parques de geração de energia fazem parte desta categoria.

Já são mais de 500 parques eólicos no Brasil, com produção que passa de 12,4 gigawatt (GW), de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE-ólica). Os projetos de energia solar, por sua vez, já ultrapassaram a marca recorde de um gigawatt de capacidade instalada, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Marca atingida por apenas 30 paises do mundo, tal indicador significa a capacidade de abastecer 500 mil domicílios por um ano. E a probabilidade é de um crescimento ainda maior.

A expectativa é de que em 2019/2020 sejam sentidos os efeitos da retomada do setor eólico, que chegará com força total. Devido à localização e infraestrutura, o Porto de Salvador possivelmente será uma porta de entrada para a maior parte dos equipamentos, já que os maiores vencedores dos leilões já estão instalados na Bahia.