Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

60 novos terminais semi-automatizados até 2023

Em entrevista ao World Maritime News, Daniel Schäfer, analista da consultora DS Research, revelou que no final de 2017 existiam 56 grandes terminais portuários semi-automatizados, com uma capacidade combinada para 105 milhões de TEU, o equivalente a 9% da capacidade global. Disse também que para o período 2018-2023, estão planeados mais 60 terminais semi-automatizados, com uma capacidade combinada de 90 milhões de TEU.

Relativamente aos 56 já existentes, referiu que a componente de automatização inclui predominantemente equipamento de estaleiros, designado Automated Stacking Cranes (ASCs). Tudo isto num contexto em que a automatização é já uma tendência na indústria marítima e em que os operadores portuários já detêm alguma experiência em equipamento automatizado na movimentação de contentores.

Schäfer referiu igualmente que segundo dados recolhidos pela DS Research relativamente a 580 projectos individualizados de automatização portuária, ou seja, fases de projecto, previstas para estarem concluídas a partir de 2018, 170 estão em construção, 220 estão numa fase prévia à construção e 190 ainda estão sujeitos a aprovação por entidades reguladoras (o que significam que só estarão concluídas nos próximos 5 a 6 anos).

Destes projectos a concluir nos próximos seis anos, a DS Research antecipa que dois terços vão concretizar-se, 21% não terão continuidade e 12% sofrerão atrasos. Os cancelamentos resultarão de dificuldades financeiras em parcerias público-privadas, enquanto os atrasos estarão mais relacionados com projectos de expansão de instalações já existentes em que os níveis de utilização não atingiram os necessários 70 a 80 por cento para se passar à fase seguinte, refere Schäfer.

Nos 580 projectos mencionados, refere o analista, cerca de 100 são de terminais multi-purpose, que incluem uma componente de movimentação de contentores. São projectos mais pequenos, que raramente excedem dimensão para mais de 500 mil TEU anuais. O analista considera que existe mais interesse no desenvolvimento de projectos multi-purpose do que em projectos de terminais de contentores.

fonte