Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 
APRESAMENTO DE NAVIO EM ACTIVIDADE DE PESCA ILEGAL

Navio da Marinha Portuguesa apoia autoridades de São Tomé

Numa operação que durou mais de 30 horas, o navio patrulha “Zaire”, da Marinha portuguesa, em missão de longa duração de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2018, apoiou, entre o dia 11 e 12 de setembro, as autoridades deste país no apresamento de um navio em actividade de pesca ilegal dentro da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE). O navio português embarcava inspectores da Dirceção de Pescas de São Tomé (DP-STP), que subiram a bordo do navio de pesca em infração, juntamente com uma equipa de segurança da Guarda Costeira de São Tomé, recentemente formada por Fuzileiros portugueses.

A embarcação de pesca tinha a bordo 110 toneladas de pescado tendo o inspetor são-tomense detetado a existência de tubarão e atum transformado, cujas cabeças tinham sido removidas. O mesmo considerou que tal constituía infração à legislação vigente, uma vez que nenhum pescado poderá sofrer qualquer alteração física ou química sem autorização expressa para tal. Posto isto, a embarcação foi apresada pela autoridade santomense que efetuou a inspeção, tendo o navio sido divergido para São Tomé após recolha das extensas artes de pesca de palangre que se encontravam na água.

O navio com 55 metros de comprimento e bandeira de Namíbia, navegava a cerca de 60 milhas náuticas (111km) a sudeste da cidade de São Tomé, com 31 pescadores a bordo de diversas nacionalidades (na maioria de Taiwan e da Namíbia).

O navio patrulha da Marinha portuguesa acompanhou a embarcação estrangeira até ao Porto de São Tomé e Príncipe, na Baía de Ana Chaves.

O processo será agora desenvolvido pelas autoridades são-tomenses competentes, nomeadamente em matéria de atividade de pesca e de segurança marítima.