Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Governo de Cabo Verde lança concurso para ampliar porto da ilha de Santo Antão

O governo de Cabo Verde lançou um concurso para a realização dos estudos sobre o porto do Porto Novo, que vão abarcar aspectos relativos à ampliação e às condições de navegabilidade desta infra-estrutura portuária construída em 1962, revelou o vice-primeiro-ministro.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse que o governo, com os estudos sobre o porto, pretende conhecer as necessidades de financiamento quer a nível da expansão, quer da melhoria das condições de navegabilidade.

O porto do Porto Novo recebeu, em 2010, obras de expansão e modernização, passando a dispor de 245 metros de cais de acostagem e capacidade para receber navios de cruzeiro de médio porte.

O porto foi dotado ainda de uma gare marítima, a maior e considerada a mais moderna de Cabo Verde, com capacidade para acolher 250 mil passageiros/ano, em condições de conforto, dispondo, também, de duas rampas “roll-on/roll-off”, uma de betão e outra metálica.

Os autarcas em Santo Antão têm estado a pedir a realização de uma segunda fase da ampliação do porto, por forma a ter condições de receber navios de cruzeiro de maior porte. (Macauhub)