Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
BARRA DO DANDE, ANGOLA

Terminal oceânico armazena mais de um milhão metros cúbicos de combustível

O terminal oceânico da Barra do Dande, em fase de construção, vai permitir armazenar um milhão e 240 mil metros cúbicos de combustível refinado, e será o maior e primeiro reservatório em terra do País.

O projecto visa dotar Angola de maior capacidade de armazenar recursos refinados e, com a sua conclusão, o país estará em condições de ter uma stockagem em terra ao invés do mar, como tem sido hábito.

Este projecto vai permitir também melhores condições para servir o mercado interno, caso haja excedente, exporta-lo, de acordo o administrador executivo da Sonangol, Gaspar Martins, em declarações à Angop.

A maquete deste projecto da Sonangol está patente na Feira Internacional de Luanda, que arrancou esta terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), em Viana.

Sem avançar o orçamento deste projecto, referiu que o mesmo se encontra em fase de construção, estando em funcionamento uma das fases que conta com 600 mil e 400 metros cúbicos de combustível refinado.

“Estamos numa fase de avaliação e de identificação de parceiros potenciais para se juntarem à Sonangol na conclusão do projecto e neste momento já estamos a seleccionar a maior parte dos potenciais parceiros.

O projecto ocupa uma área de 30 hectares, com a possibilidade de ser ampliada, avançou a fonte.

Em termos de área da construída, o projecto já conta com alguns tanques, onde serão armazenados o combustível refinado e gás liquefeito.

fonte