Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto de Luanda pretende aumentar movimento de carga

O Porto de Luanda pretende aumentar, no decurso deste ano, o seu movimento de carga para mais de oito milhões de toneladas de mercadorias, contra os sete milhões e 700 mil toneladas registadas em 2017, anunciou o seu presidente do conselho de administração, Alberto Bengue.

 

Para atingir esta meta, disse ser importante a realização de actividades que garantam maior sustentabilidade para o desenvolvimento do Porto de Luanda, conforme as recomendações deixadas pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, no final de uma visita efectuada às instalações portuárias.

O governante recomendou igualmente a verificação de actividade que não se enquadram com as do sector portuário, assim como a chamada de atenção em relação à segurança neste sector, devido aos riscos e ter maior atenção aos acordos de concessão com as empresas gestoras de terminais.

Por sua vez, o director-geral adjunto da Sogester, Anatólio Barreira, disse que os próximos desafios desta sociedade gestora de terminais é torná-la mais competitiva, com novas tecnologias e a contínua aposta na formação dos funcionários.

Nos anos 2016 e 2017, a Sogester movimentou 20 mil contentores/mês, mas agora em 2018 está a movimentar apenas 17 mil, um número que já esteve pior no inicio da crise.

Informou que nos últimos 10 anos se fez investimentos de cerca de 271 milhões de dólares norte-americanos.

fonte