Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Porto de Maputo representou 6% da colecta fiscal de Moçambique em 2017

Em 2017, a MPDC – Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo pagou 11,6 mil milhões de meticais (191,4 milhões de dólares) e 19,7 milhões de dólares em rendas fixas e variáveis, um montante que representou 6% da receita fiscal global de Moçambique.

A confirmação foi dada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, o qual acrescentou que o governo moçambicano tem estado a trabalhar no sentido de fazer com que cada vez mais haja mais carga a chegar ao porto pela via ferroviária, ao invés da rodoviária.

Movimento ferroviário no Porto de Maputo está a crescer

«Há dois anos, 82% da carga processada no porto de Maputo chegava por estrada contra 18% por caminho-de-ferro. Em 2017, este indicador melhorou para 74% de carga rodoviária contra 26% da ferroviária, tendência que deverá ser consolidada e melhorada nos próximos exercícios económicos», lembrou Carlos Mesquita.

Recorde-se que a MPDC é uma parceria entre a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) e a firma Portus Indico, composta pelos grupos Grindrod (África do Sul), DP World (Dubai) e pela empresa local Moçambique Gestores.

fonte