Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Newsletters 
MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Guilhermina Rego

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.

Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 650 da newsletter da APLOP, emitida a 13 de Abril de 2016, acompanhada do contributo de Guilhermina Rego, Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

GUILHERMINA REGO

É histórica a relação que a APDL tem com os Portos de Língua Portuguesa. Em 2008 o Porto de Leixões organizou o 1.º Encontro dos Portos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dando depois origem ao nascimento da APLOP.

Sabemos da importância que os portos têm no desenvolvimento da economia destes países e, por isso, sempre nos disponibilizámos para cooperar com estes negócios, nomeadamente através de protocolos de formação portuária.

Desde 2013, desenvolvemos 246 ações de formação para países como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste, e até mesmo com outros países como a Venezuela, Benin, Camarões, Guiné-Conakri, Senegal, Togo, Tunísia, entre outros. Demos mais de 10 mil horas de formação, que contaram com a participação de 1.242 trabalhadores.

É muito gratificante termos a consciência de que a transferência de conhecimentos nas áreas da organização, planeamento e gestão portuária contribui, em larga escala, para o desenvolvimento do setor portuário dos Portos de Língua Portuguesa.

A qualificação dos recursos humanos e técnicos destes portos faz a diferença e, por isso, continuamos a estar de portas abertas para todos os que pretendam conhecer a realidade portuária de Leixões.

Ao longo dos últimos anos, temos, também, dedicado muitas ações de aproximação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), não só pelas razões históricas que nos juntam, mas também pela evolução registada no seu setor marítimo-portuário.

Reconhecemos ainda a disponibilidade, o interesse e a vontade que os PALOP têm em contar com os operadores portugueses no apoio à modernização e desenvolvimento económico e social.

Por estes motivos, vamos continuar a apostar em relações comerciais estreitas e de cooperação, ao mesmo tempo que continuaremos a promover laços de conhecimento e amizade para enriquecer a força dos PALOP.

Guilhermina Rego
Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL)