Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

CFM reforça capacidade de transporte de carga

O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) reforçou a sua capacidade de transporte de carga com novos vagões para combustíveis, carruagens para o granito negro e mercadorias contentorizadas, informou, no Lubango, o presidente do conselho da administração da empresa, Daniel Quipaxe.

 

Com o reforço da capacidade o CFM poderá assumir a partir de Maio o transporte exclusivo do granito e de combustíveis, depois da proibição por via rodoviária pelos governos da Huíla e do Namibe.

A intenção é de evitar o transporte de cargas de risco por estrada, por danificar a estrada nacional entre as duas províncias, para além de ajudar a aumentar as receitas da Empresa.

“O CFM assumirá na plenitude e com exclusividade o transporte destes produtos, para dar cumprimento a uma orientação superior, na perspectiva de se evitar que seja feito por estrada, dado o risco que acarretam para a segurança rodoviária”, disse.

A actividade de transporte será executada com 30 locomotivas e mais cem novas carruagens disponíveis para atender à demanda ao longo do percurso.

A reabilitação e modernização do CFM iniciaram em 2006 e ficou concluída em 2014. A empreitada custou um bilião e 200 milhões de dólares norte-americanos e contemplou a recuperação da linha férrea, construção de 56 estações de primeira, segundas e terceiras classes, ao longo de um traçado de 907 quilómetros da sua conduta, incluindo a sinalização comunicações, num financiamento da linha de crédito da República da China.

O gestor deu essas informações aos jornalistas à margem de uma actividade com os trabalhadores daquela empresa pública.

fonte