Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Projecto visa criar gémeos digitais no design e construção de navios

Está em pleno desenvolvimento uma iniciativa (Open Simulation Platform – OSP) que visa criar uma plataforma digital de open source (código aberto) que permita a criação dos chamados ‘gémeos digitais’ no design e construção de navios. A iniciativa foi lançada esta semana no Centro Norueguês de Competências Marítimas em Ålesund e já conta com a adesão de novos parceiros.

Entre os novos parceiros que se irão juntar ao OSP estão a sul-coreana Hyundai Heavy Industries, as norueguesas Kongsberg Digital, Vard e Offshore Simulator Center; os parceiros fundadores da OPS continuarão a captar novos aliados para o aprofundamento do projecto dos ‘gémeos digitais’.

Recorde-se que, em Julho de 2017, a Rolls-Royce Marine, a Universidade Norueguesa da Ciência da Tecnologia (NTNU), a organização de pesquisa SINTEF Ocean e a sociedade de classificação DNV GL assinaram um memorando de entendimento com o objectivo de criar uma plataforma digital de código aberto no contexto do desenvolvimento de novos navios.
O que é um ‘gémeo digital’?

O apelidado ‘gémeo digital’ trata-se, então, de uma cópia digital de um navio real – incluindo seus sistemas – que sintetiza a informação disponível sobre o navio num ecossistema digital. O uso de ‘gémeos’ digitais permite a optimização, manutenção, produção e sustentabilidade de um navio durante todo o seu ciclo de vida.

«O OSP é um projecto cujo o objectivo é estabelecer um padrão de indústria marítima para modelos e simulação de sistemas, num padrão que permitirá às empresas reutilizar modelos de simulação e construir ‘gémeos digitais’ de embarcações existentes e futuras, de forma segura e económica», comentou Jon Rysst, gestor regional da DNV GL Maritime North Europe.

«Ao trabalhar juntos num ambiente virtual, podemos alcançar um maior grau de interacção entre os diferentes sistemas e seus respectivos proprietários. Podemos evitar que empresas passem muito tempo nos seus próprios sistemas de testes de forma isolada, sem terem a oportunidade de testar como estes realmente irão interagir em operação com outros sistemas», acrescentou Hans Petter Hildre, da NTNU.
Projecto OSP com protótipo digital para operações de posicionamento dinâmico

O projecto OSP está já em pleno andamento, não se esgotando no conceito de ‘gémeos digitais’; actualmente está a ser executado um protótipo com um simulacro de embarcação e um sistema DP que conduz várias operações de posicionamento dinâmico. Através da nuvem, este protótipo permite que equipas diferentes em diferentes locais trabalhem juntas para optimizar o design e o desempenho dos navios .

fonte