Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Cidades angolanas de Moçâmedes e Lubango voltam a ser ligadas por via ferroviária com comboio misto

As cidades angolanas de Moçâmedes e Lubango (um percurso de 264 quilómetros) voltaram a ser conectadas via ferroviária, treze anos depois. A operação foi feita por um comboio misto de carga e passageiros, anunciou o organismo Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM).

O novo serviço é executado por um comboio com quatro carruagens, com capacidade para 300 lugares e dois vagões para transporte de carga, disse, à agência de notícias Angop, Manuel Candacanda, da CFM. Numa primeira fase, o novo serviço terá uma cadência quinzenal, podendo, caso justifique (maior procura), a uma frequência semanal.

A notícia, que teve também eco na publicação online Macauhub, adianta ainda que as estações de Saco-mar, Bibala, Caraculo, Munhino, Nangombe e Mapunda integrarão o trajecto da composição ferroviária, em ambas as direcções. A conexão ferroviária volta ser reactivada, depois de uma paralisação iniciada em Fevereiro de 2013.
Namibe encontra-se também em fase de modernização portuária

Devido à minguada procura por parte dos passageiros, a ligação ferroviária esteve activa apenas por escassos sete meses (de Agosto de 2012 a Fevereiro de 2013), com as diminutas receitas criadas a não serem suficientes para cobrir as despesas. Recorde-se que a região do Namibe, um dos destinos da ligação, se encontra, desde Março, a modernizar a sua infra-estrutura portuária.

fonte