Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto do Lobito ganha peso na exportação de minério proveniente da RD do Congo

Neste mês de Março o Porto do Lobito recebe o primeiro comboio transportando 50 contentores carregados com manganês vindo da República Democrática do Congo, adianta o portal ‘Macauhub’, citando fontes do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) no Moxico. Este movimento de carga marca o regresso do envio de minério proveniente da República Democrática do Congo até Angola, algo que não acontecia há mais de 30 anos.

De acordo ainda com a agência noticiosa Angop, tudo se encontra preparado para receber o comboio que transporta minérios, desde a região tradicionalmente mineira de Kisenge (província de Katanga), com a sociedade gestora daquela linha de caminhos-de-ferro enviado já vagões com contentores para acomodar e transportar o produto até ao destino angolano, o Porto do Lobito – daí será exportado, por meio marítimo.
Transporte ferroviário de minério regressa ao Lobito, mais de 30 anos depois

Este envio de minério não ocorria há mais de três décadas, e acontece numa altura em que já está concretizada a conformação do ramal do CFB até a ponte ferroviária trans-fronteiriça sobre o rio Luau, lembra o portal ‘Macauhub’. Luau, na província do Moxico, trata-se da recorda o portal, a porta de entrada e detentora da primeira estação do CFB no leste de Angola, cujo destino terminal é o Lobito.

fonte