Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

«Pesca Fresca» exporta 120 mil toneladas de farinha de peixe

Pelo menos 120 mil toneladas de farinha de peixe vão ser exportadas para a Namíbia pela pescaria Pesca Fresca, no município da Baía Farta, província de Benguela, no âmbito da diversificação económica.

 

Francisco Gabriel, responsável daquela empresa pesqueira, destaca como a exportação de farinha de peixe contribui na arrecadação de receitas de que o país precisa para desenvolver e relançar a indústria transformadora.

O responsável, que falava à margem de uma visita do governador provincial de Benguela, Rui Falcão, à Pesca Fresca, fez saber que em Novembro último a empresa havia exportado 500 mil litros de óleo de peixe para China, África do Sul e Coreia do Sul.

Acrescentou que a exportação da farinha e óleo de peixe começou em 2012, perspectivando-se alargar esse processo a outros destinos no mercado internacional.

Relativamente ao óleo de peixe, resultante do processo de produção de farinha, sublinhou que a empresa conta já com mais de 1.425 toneladas, prevendo um incremento da capacidade produtiva com a entrada em funcionamento, no primeiro trimestre de 2018, de mais uma fábrica na localidade da Caota.

Ressaltou que o funcionamento destas unidades fabris conta com o apoio do governo em termos de subvenção de combustíveis, visando o aumento da produção e promoção das exportações da farinha e óleo de peixe.

Na oportunidade, o governador de Benguela realçou os benefícios do fomento da exportação nacional, por trazer divisas para o país, no âmbito do programa de diversificação económica.

Rui Falcão considera o sector das pescas na província de Benguela uma mais-valia para a economia e falou da necessidade de diversificar grande parte da produção de pescado para indústria transformadora, fundamentalmente para produzir ração animal.

Com o desenvolvimento das indústrias de pesca, como sublinha o governador, o país entra numa nova dinâmica e isso também proporciona que outros sectores da economia se desenvolvam.

Com um investimento superior aos cinco milhões de dólares norte-americanos e a funcionar desde 2011, no interior da pescaria Pesca Fresca, no quadro de uma parceria entre empresários angolanos, namibianos e sul-africanos, a fábrica tem uma capacidade de processamento instalada de 80 toneladas de farinha de peixe por dia e 300 toneladas de óleo/mês.

fonte