Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Portos públicos da Bahia registam o melhor resultado operacional da história


Os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas da Bahia (Codeba), fecharam o exercício de 2017 com o melhor resultado operacional da história. Foram 11,9 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior, representando índice superior à média nacional dos portos públicos do país.

O incremento de 805 mil toneladas no ano contou com algumas cargas pioneiras, como a importação de óleo diesel. O Porto de Aratu-Candeias, isoladamente, registrou também um novo recorde anual na movimentação de carga, por toneladas, de 7,1 milhões. O desempenho do Porto de Salvador alcançou 4,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2017, além de 310 mil TEUs (equivale à unidade de um contêiner de 20 pés). O Porto de Ilhéus apresentou incremento de 15%, quando comparado ao ano anterior, registrando 255 mil/ton. Contribuíram para este resultado as movimentações da amêndoa do cacau e minério de Magnesita.

Incluída a movimentação de carga, o recorde da Codeba no ano passado englobou as receitas oriundas da exploração dos serviços portuários, que também superaram todos os resultados dos anos anteriores. Cabe ressaltar que não foram aplicados reajustes nos valores da tarifa pelos serviços colocados à disposição dos usuários dos portos.

Os saldos alcançados pelos portos públicos baianos contribuíram ainda para a manutenção do melhor patamar entre os terminais portuários localizados nas regiões Norte e Nordeste, no que se refere ao desempenho da balança comercial e corrente de comércio, somando U$15,3 bilhões.

Estimativas para 2018

A Codeba inicia o ano com planos de se adaptar, de forma plena, à Lei 13.303/2016, que institui normas relacionadas a boa governança, gestão de risco, transparência e controles interno; investimentos na manutenção da infraestrutura, e de novas obras, além da finalização e aprovação do Programa de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) nos três portos. Com este programa, será possível definir com maior exatidão as estratégias a serem adotadas pela Companhia, como aquelas relativas a arrendamento de áreas disponíveis e que estão desativadas ou em litígio e do interesse dos usuários dos portos organizados.

Em exercício desde o último dia 12, o novo diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, frisou a importância de intensificar ações que favoreçam ainda mais os portos públicos do Estado. “Em busca de melhores resultados, com um espírito de equipe, iremos pautar o trabalho em garantir maiores investimentos, melhor eficiência administrativa, comercial e operacional e gestão humana”, completou.

Fonte: Ascom - Codeba