Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Essar Ports revela investimento em novo terminal de carvão no Porto da Beira

A empresa Essar Ports (parte do conglomerado indiano Essar Group) confirmou, através do seu presidente, Rajiv Agarwal, que irá investir cerca de 500 milhões de dólares na construção de um novo terminal de carvão no Porto da Beira, em Moçambique e também na expansão da capacidade dos terminais Hazira e Salaya (situados na Índia). Rajiv Agarwal revelou ainda que o investimento será efectuado ao longo dos próximos dois anos e meio.

Essar Ports pretende atingir os 150 milhões de toneladas por ano

O objectivo deste avultado investimento é, de acordo com a agência noticiosa ‘Press Trust of India‘, o de proceder à expansão da capacidade da empresa, passando dos actuais 110 milhões de toneladas anuais para os 150 milhões de toneladas. Recorde-se que no passado mês de Agosto, a empresa indiana firmou, com o Executivo moçambicano, um contrato de concessão (válido por três décadas) com vista à construção e exploração do terminal de carvão.

Aposta no terminal de carvão da Beira é a primeira fora da Índia

O novo terminal de carvão no Porto da Beira será a primeira (e até ver a única) aventura empresarial da companhia indiana Essar Ports fora da Índia, país onde explora instalações portuárias em Hazira e Salaya, na costa ocidental, e Vishakhapatnam e Paradip, na costa oriental, e onde representa uma das mais proeminentes forças empresariais do país – o grupo detém também a Essar Shipping, Energy e Steel.

fonte