Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Mindelo tornou-se num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos

A presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) considera que o Mindelo se tornou num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos.

 

Osvaldina Silva falava na cerimónia de inauguração do centro oceanográfico do Mindelo.

De acordo com Osvaldina Silva, vários cruzeiros oceanográficos internacionais iniciam ou terminam em Mindelo devido às facilidades aqui oferecidas.

“Por isso, a nossa responsabilidade é acrescida por forma a se assegurar um elevado nível de realização e consequente alcance dos objectivos estabelecidos através de um plano estratégico de oceanográfica que permite fornecer as autoridades dos sectores envolvidos informações científicas para implementação de políticas de gestão e conservação”, afirmou.

O director nacional da Economia Marítima, Carlos Évora Rocha, destacou a importância do centro para o país.

“Trata-se de uma obra muito importante para Cabo Verde, para a economia marítima. É uma obra especial para Mindelo porque a partir daqui vamos ter a oportunidade de conhecer melhor o comportamento do nosso oceano, prestar serviços a toda uma comunidade científica mundial e também ter elementos que nos permitirão alcançar a resiliência do oceano”, apontou.

À cerimónia de hoje deveria ter comparecido o ministro da Economia e uma delegação alemã, em representação da entidade financiadora.

Contudo, a bruma seca impediu a aterragem dos voos.

fonte