Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Ampliação da FIC passa pela Zona Económica Especial para Economia Marítima

O Ministro da Economia e Emprego considera que a expansão da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), em São Vicente, passa pela criação da Zona Económica Especial para a Economia Marítima, prevista para a ilha.

 

José Gonçalves falava no Mindelo, durante a cerimónia de abertura da 21ª edição da FIC. O evento empresarial arrancou com 100 expositores, distribuídos em 200 stands, numa área feiral de 3 mil metros quadrados. Os stands esgotaram-se sete meses antes da FIC.

A tutela da pasta da economia e emprego reconhece a necessidade de se encontrar um espaço maior para satisfazer a demanda.

“Este sinal de procura nos anima fortemente e aconselha que o Governo e o sector privado sejam instados a procurar uma solução conjunta, para satisfazer a dinâmica do mercado, que será certamente equacionada dentro da arrojada iniciativa de São Vicente como a Zona Económica Especial para a Economia Marítima, em fase de estudo”, afirma.

O projecto, segundo o ministro, articula áreas empresariais complementares e afins, como espaços para exposições, conferências, logísticas, entre outros.

CIN entra em funcionamento

José Gonçalves anunciou a aprovação de um conjunto de diplomas para regulamentar o Centro Internacional de Negócios (CIN).

“Agora aguarda-se apenas a promulgação e a publicação dos respectivos diplomas para que o CIN esteja em pleno funcionamento, visando desempenhar papel fundamental na promoção da indústria, comércio e serviços para exportação, áreas em que São Vicente é o palco melhor preparado no país para iniciar esta nova dinâmica económica”, afirma.

O Centro Internacional de Negócios é um projecto que assenta num conjunto de benefícios fiscais e não fis­cais a atribuir, no caso das ver­tentes industrial e de comércio, a operadores económicos que desenvolvam actividade em determinadas áreas geografi­camente delimitadas dentro do território de Cabo Verde.

fonte