Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Governo de Moçambique anuncia porto em Palma, Cabo Delgado

O Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita anunciou que o distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, no norte do país a sul da fronteira coma Tanzânia vai ter um porto comercial.

Segundo o jornal Notícias, o ministro disse que o porto vai dar resposta ao desenvolvimento da região e aos serviços de cabotagem marítima ao longo da costa moçambicana.

Carlos Mesquita (na foto), citado pelo jornal de Maputo, lembrou que para além de terminais marítimos, os projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL), em curso no norte de Cabo Delgado, precisarão de grandes investimentos para desenvolver os acessos de transporte rodoviário e aéreo.O ministro disse que o governo está atento a estas situações, particularmente ao crescimento do movimento no Aeroporto de Pemba, em Mocímboa da Praia, igualmente em cabo Delgado.

Carlos Mesquita lembrou, entretanto, que o desenvolvimento local não pode ser apenas assumido pelo governo e lançou um desafio aos agentes económicos e líderes locais para intervirem e garantirem o seu espaço.

“Reiteramos o nosso cometimento de tudo fazer para que o sector de transportes e comunicações continue a ser parceiro activo para a facilitação da implementação dos programas estabelecidos, para que os projectos de exploração e comercialização do GNL e seus derivados ocorram com sucesso”, disse o ministro. (Macauhub)