Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 
ANGOLA

Lunda Sul: Capturadas mais de 12 mil toneladas de pescado

12.360 toneladas de peixe foram capturadas de Janeiro a Setembro deste ano, contra as oito mil toneladas do período homólogo, revelou, em Saurimo (Lunda Sul), o chefe do departamento de desenvolvimento rural e pescas da Direcção provincial da Agricultura, Carlos Domingos Fazenda.

 

Em declarações à Angop, Carlos Fazenda disse que houve um aumento de captura de peixe (continental) devido a vários investimentos que o Ministério das Pescas e o governo têm vindo a fazer.

Tais apoios, segundo o responsável, consubstanciam-se em embarcações a motor, anzóis, redes e vários artefactos que contribuem para actividade de pesca, envolvendo mais de 300 famílias de pesca artesanal associados em 20 grupos.

Explicou que diariamente os pescadores artesanais capturam 10 a 15 quilogramas de pescado, com destaque ao peixe sussulo, soche, ngaji, xinguidole e txikele nos rios chicapa, luembe e luaximo.

Carlos Fazenda disse que os técnicos das pescas têm estado a trabalhar com vários operadores que realizam a pesca nos mais variados rios da província, a legalizarem a sua actividade, obtendo licença para o seu exercício.

Sem adiantar número de pescadores ilegais, garantiu que decorre um levantamento, para conhecer a realidade, porque a actividade tem vindo a servir as famílias desfavorecidas e a diminuir a fome e a pobreza nas comunidades.

Durante o período em balanço, foram licenciados três grupos para a pesca artesanal e 13 empresários de comércio a grosso e retalho do pescado (seco e fresco).

fonte