Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Em benefício das comunidades locais: Anadarko implementa projectos de pequena escala

A empresa petrolífera Anadarko, que lidera um dos empreendimentos de gás natural na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, vai testar a produção, em pequena escala, de algas marinhas e pepinos-do-mar nalgumas comunidades.

A especificação surge num comunicado agora divulgado, a solicitar a manifestação de interessados com vários detalhes sobre os programas ligados a meios de subsistência pesqueiros que a firma norte-americana quer levar à prática.

A área abrangida inclui as imediações da baía de Palma e península de Afungi, na província de Cabo Delgado - zona de implantação do projecto “offshore” (em alto mar) da empresa petrolífera.

A Anadarko pretende realizar ensaios participativos para avaliar a “viabilidade da produção em pequena escala de algas marinhas (‘euchema’ e ‘kappaphycus’) e pepinos-do-mar (‘holothuria scabra’)".

Pretende também inventariar formas de pesca existentes, testar artes inovadoras e prestar formação na fase pós-captura, nomeadamente sobre utilização de gelo e oportunidades emergentes de mercado.

A petrolífera procura ainda entidades que possam prestar serviços de assistência técnica para co-gestão das actividades, incluindo a criação de conselhos comunitários e ainda uma loja de equipamento de pesca e comercialização de pescado.

Outra das acções da Anadarko consiste na concepção de um sistema de vales para troca por equipamento como parte da compensação das pescas.

A empresa procura ainda entidades interessadas em colaborar na recolha de dados juntos de pescadores e relacionados com a actividade, bem como no fornecimento de embarcações costeiras de suporte a todas as acções.

A norte-americana Anadarko Petroleum planeia um investimento de 15 mil milhões de dólares na província de Cabo Delgado, mas cuja decisão final de investimento ainda não foi anunciada.

fonte