Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Venda de porta-contentores usados com novo recorde

O volume de porta-contentores vendidos em segunda mão nos primeiros oito meses deste ano totalizou 750 mil TEU, ultrapassando o recorde anterior de 640 mil TEU estabelecido em 2015, de acordo com uma análise da consultora Clarksons Research citada pelo World Maritime News. Este valor (em TEU) supera também em 60% a venda de porta-contentores de todo o ano de 2016.

De acordo com os mesmos dados, se é certo que até ao momento a venda de porta-contentores em segunda mão permaneceu estável nalguns segmentos, também o é que no segmento entre 3.000 e 8.000 TEU de capacidade registou-se um significativo aumento do volume de vendas.

O jornal aponta alguns factores que podem estar na origem do fenómeno que gerou vendas recorde destes navios. Um terá sido a abertura das novas eclusas do Canal do Panamá, que tornou os navios Panamax excedentários para os armadores. Outro pode ter sido o colapso financeiro da Hanjing Shipping, que gerou um ímpeto comercial no mercado de porta-contentores resultante, designadamente, da venda dos activos da empresa.

fonte