Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Inaugurado primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país

 Às zero horas do dia 4 de Setembro entrou em operação o primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país no Porto de Vitória. O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System), opera no cais de Capuaba, em Vila Velha.

O sistema é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários.

A transmissão foi inaugurada pelo coordenador Agostinho Sobral e acompanhada pelo presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro e alguns colaboradores da empresa.

Foi uma comunicação pública informando que o sistema começou a funcionar. Tudo sob o acompanhamento do presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro e alguns colaboradores da empresa. O primeiro navio a operar dentro do VTMIS foi o Thorco Legacy, da Namíbia, que atracou em Tubarão meia hora depois que o VTMIS começou a operar.

O presidente da Codesa comemorou o feito de ser o primeiro porto público do país a operar o sistema que é utilizado pelos maiores portos do mundo. “Estamos em busca de eficiência entre os portos públicos e privados do Brasil graças a uma gestão empreendedora, com visão de futuro e, sobretudo, pelo comprometimento e competência de nossos colaboradores” afirmou Montenegro.

O sistema começou a ser implantado em janeiro de 2015 com recursos federais. Foram investidos R$ 21,9 milhões. Além de atender o Porto de Vitória, o sistema da CODESA também tem abrangência sobre as movimentações dos portos de Tubarão e Praia Mole.

fonte