Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
X CONGRESSO 
COM 565 VÍDEOS, 118 APRESENTAÇÕES E MILHARES DE FOTOGRAFIAS

APLOP disponibiliza site do X Congresso

A Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa acaba de disponibilizar um site dedicado ao seu X Congresso, a decorrer nos dias 11 e 12 de Setembro, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Para além de toda a informação relevante atinente à magna reunião, o site convida-nos a percorrer as diversas etapas da vida da instituição, desde o período pré-fundacional até aos dias de hoje (2008-2017).
Em http://congresso2017.aplop.org, o cibernauta encontra mais de 120 artigos, seccionados em 26 menus.
Programa, inscrições, localização e contactos reportam directamente ao encontro portuário, que abrirá com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Links úteis e sugestões de passeios por Lisboa, estes destinados fundamentalmente às delegações estrangeiras que marcarão presença, são outros aliciantes para uma visita ao site, que percorre a história da APLOP começando pelas reuniões preparatórias em Leixões (2008), Fortaleza (2009), Mindelo e Luanda(2010), e Maputo (2011).

O acto fundacional, a 13 de Maio de 2011, que decorreu também na Gare Marítima de Alcântara, merece o devido destaque.
Segue-se roteiro pelos vários congressos e encontros intercalares já realizados: Mindelo (Cabo Verde), Rio de Janeiro (Brasil), Lisboa, Lobito (Angola), São Tomé e Príncipe, Maputo (Moçambique), Itajaí e São Paulo (Brasil).

As notícias sobre as reuniões referidas são complementadas com a disponibilização de um acervo considerável e de grande utilidade para os parceiros do sector marítimo-portuário: 118 ficheiros powerpoint e pdf de suporte às intervenções efectuadas, 565 vídeos reportando os trabalhos dos congressos, e perto de cinco mil fotografias.
Trata-se de material publicado nos vários espaços que a APLOP mantém na web, do Youtube ao VIMEO, passando pelo Slideshare, FLICKR e vários outros.

A APLOP dispõe de portal institucional (http://aplop.org/), com publicação diária de notícias replicadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin), e emissão tri-semanal de webletter para vários milhares de subscritores.
Importa sublinhar que o bojudo registo histórico para uma associação ainda tão jovem serve também a todos aqueles que, não se podendo deslocar aos eventos, conseguem acesso integral ao desenrolar dos trabalhos em vários pontos do espaço pluricontinental abrangido pela APLOP.

Por último, dois menus que detalham os objectivos da associação, divulgando os estatutos e fornecendo também a lista de associados.

Constituída a 13 de Maio de 2011, integra no seu seio todos os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe). Macau e Marrocos juntaram-se recentemente à APLOP na qualidade de Membros Observadores, tendo-se registado ainda a adesão de várias empresas de topo do universo marítimo-portuário português e além-fronteiras.
Às sete entidades fundadoras, somaram-se, no decorrer dos seus seis anos de existência, mais 23, entre administrações portuárias, empresas ligadas ao sector, associações e câmaras de comércio e indústria.
Mais adesões estão previstas para o congresso de Lisboa.