Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Namibe : Ministra inaugura no Tômbwa duas novas unidades de Pescas

Duas novas unidades de pesca para a produção de conservas, congelação e conservação de pescado, foram inauguradas, no Namibe, pela Ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto.

Trata-se da empresa Pes-Sul vocacionada para a produção de conserva e a Nova Vida para a congelação de pescado.

A Pes-Sul constituída por duas linhas de transformação, conta com uma produção diária de 125 latas de conservas, 250 trabalhadores nacionais dos quais 150 mulheres e prevê ainda este ano montar uma linha para a produção de pasta de peixe.

A empresa Nova Vida, construída de raiz, tem a capacidade para produzir 250 toneladas/dia e de conservar 300 toneladas de pescado. A unidade dispõe de 10 túneis de congelação e empregou 300 trabalhadores nacionais, na sua maioria jovens.

Na cerimónia de inauguração, a ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, disse que o desenvolvimento e crescimento da Indústria das pescas no município do Tômbwa são hoje uma realidade com o surgimento de novas infra-estruturas e a reabilitação de outras que se encontravam completamente paralisadas, provocando um índice de desemprego e de pobreza bastante elevado.

Lembrou que Angola foi sempre um país produtor de conservas de peixe a partir de espécies como atum, cavala, sardinha, anchova e carapau, antes e depois da Independência, com fábricas localizadas nas províncias do Namibe e Benguela.

Em 2016 Angola importou mais de três mil 883 toneladas de vários tipos de conservas provenientes principalmente de Marrocos, Indonésia, Tailândia e Portugal.

O Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) estabelece que deverão ser produzidas de 2012 a 2017 um total de quatro mil 600 toneladas de conservas. Esta produção irá não só substituir as importações deste produto, mas criar excedentes para o mercado.

O município do Tômbwa dista 93 quilómetros a sul da cidade de Moçamedes.

fonte