Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Praia d Aguada reforça ligações inter-ilhas

O Navio Praia d’Aguada já voltou a navegar nos mares de Cabo Verde. A viagem reinaugural ligou São Vicente a São Nicolau. A ligação Porto Grande-Tarrafal de São Nicolau durou 4 horas e 40 minutos.

Para José Freitas de Brito, presidente da Câmara tarrafalense, a chegada do navio marca uma nova etapa no desenvolvimento local.

“Há muito tempo que estamos à espera de um navio do tipo. É um barco que tem capacidade de transportar boa quantidade de pessoas e carga. Para nós, é muito importante, tendo em conta o isolamento que a ilha tem sofrido em termos de transporte”, afirma.

O vereador na Câmara Municipal da Ribeira Brava, Anildo Santos também destaca a importância da embarcação para o desenvolvimento de São Nicolau.

“Será uma mais-valia a nível económico para a nossa ilha, através do turismo e escoamento de produtos para outras ilhas”, considera.

O Praia d’Aguada fez ontem a sua viagem de estreia, depois de vários anos parado para manutenção.

Cerca de 150 pessoas seguiam a bordo, entre os quais o Presidente da República interino, Jorge Santos, e uma delegação ministerial presidida pelo ministro da Economia e Emprego. Jorge Santos defende a aposta em navios como o Praia d’Aguada para dar resposta às ligações inter-ilhas.

“O Governo está a dar este primeiro sinal, mas é preciso novos passos no sentido de conseguir navios desta natureza. Os outros navios, os catamarãs, têm estado a provar que, possivelmente não estarão melhor preparados para o nosso mar e é preciso uma aposta em navios maiores, como o Praia d’Aguada”, defende.

Já o ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves afirma que o Praia d’Aguada vai complementar as rotas marítimas nacionais, mas explica que o Maio vai merecer uma atenção especial. A embarcação fará uma ligação semanal à ilha.

“É essa a ideia. Falámos com a Fast Ferry para programar uma viagem às sextas-feiras com regresso no domingo, para estimular o turismo interno para a ilha do Maio”, explica.

fonte