Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
X CONGRESSO 
X CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (APLOP)

O «Investimento em Infraestruturas», tema para debate no Painel I

No primeiro de quatro painéis do X Congresso da APLOP - a 11 e 12 de Setembro, na Gare Marítima de Alcântara -, vai debater-se o “Investimento em Infraestruturas”.

Nadia Lariqui, Directora-geral da ANP (Agence Nationale des Ports), abordará o tema “O Sistema Portuário em Marrocos”.

Segue-se “O desenvolvimento do Porto de Tibar”, a cargo de um Representante da PMU - Project Management Unit do Porto de Tibar (Timor).

Lídia Sequeira (na foto), Presidente da Associação dos Portos de Portugal, encerra o painel, detalhando os “Investimentos nos Portos Portugueses”.

Na moderação do debate, Miguel José Matabel, Presidente da CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique).

O evento abre com as intervenções de Casemiro Tércio de Carvalho (Presidente da APLOP), Fernando Medina (Presidente da Câmara de Lisboa, e Ana Paula Vitorino (Ministra do Mar do governo português).

Para além dos quatro painéis, haverá ainda uma mesa redonda e uma visita ao Porto de Lisboa.

O programa já foi divulgado, podendo ser consultado aqui.

De referir as que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo os interessados preencher a ficha disponível aqui.

Recorde-se que a Gare Marítima de Alcântara já tinha albergado outro congresso da APLOP, em 2012. Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo, Itajaí, foram outras das cidades a acolher congressos e reuniões intercalares desta associação pluricontinental.

A APLOP foi constituída tendo como objectivo primacial reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor); Marrocos e Macau têm o estatuto de Observadores.