Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Volvo torna-se o primeiro fabricante automóvel a exportar veículos novos da China para a Europa por ferrovia

Com o primeiro comboio a chegar a Zeebrugge, na Bélgica, contendo veículos novos Volvo, a fabricante sueca torna-se o primeiro fabricante automóvel a utilizar a via ferroviária para transportar os seus modelos novos da China para a Europa, utilizando a tão propalada Nova Rota da Seda.

A este primeiro transporte, de modelos Volvo S90s fabricados na China, vai seguir-se um serviço ferroviário regular a partir da fábrica da Volvo em Daqing, na província do Heilongjiang (norte da China). A rota ferroviária utilizada é a do ‘China Railway Express’, atravessando várias cidades chinesas, da Ásia Central e Europa.
Rota faz parte do projecto OBOR

A rota utilizada para a exportação destes veículos faz parte da iniciativa chinesa ‘One Belt, One Road’ (OBOR), que visa re-dinamizar a antiga Rota da Seda.

A Volvo mostra-se para já satisfeita com a opção, argumentando que o modo ferroviário reduz o tempo de trânsito em cerca de dois terços face à alternativa de transporte marítimo (ro-ro) tradicional. Por outro lado, destaca que também poupa nas emissões de CO2. E destaca ainda a importância destas soluções para cidades como Daqing, muito distantes dos portos chineses.

O primeiro comboio transportou apenas alguns modelos num contentor mas o serviço regular, a entrar em operação nas próximas semanas e que começará por ser semanal, terá capacidade para o transporte de 225 veículos/viagem.

fonte