Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ realiza ações de Modernização Portuária

A Companhia Docas do Rio de Janeiro tem dado passos importantes no Plano de Modernização Portuária (PMGP). Na 16º reunião do Comitê responsável, realizada no mês de maio, foram apresentados pela Superintendência de Tecnologia da Informação (TI), dois cases de sucesso: Um sobre a atualização do fluxo de entrada nos processos de notas fiscais e outro sobre a integração do faturamento do Porto do Rio.

O PMGP é um programa nacional desenvolvido pela Secretaria Nacional dos Portos (SEP) e consiste em ações de otimização de processos nas operações portuárias. Sua importância está no foco que ele dá aos processos internos com a finalidade de indicar melhorias no dia a dia dos públicos envolvidos.

O Presidente da CDRJ, Tarcísio Tomazoni, faz questão de acompanhar as ações do PMGP e garante que não vai medir esforços para implementar melhorias nos processos e definir novas alternativas para garantir que sejam cumpridas as metas exigidas. Tomazoni falou da importância da eficiência no Porto e da necessidade de infraestrutura. “É preciso otimizar processos e eliminar o retrabalho, além de aumentar a produtividade nas ações específicas da CDRJ, tornando os portos sob a gestão da companhia mais competitivos.” disse o Presidente.

Eduardo Moreira, Superintendente de TI (substituto) relatou que antes do upgrade, os boletins de faturamento eram digitados manualmente. “Antes da implementação da solução, a área de Fiscalização de Operações – GERFOP, utilizava 6 (seis) estagiários para digitar os boletos de faturamento no ERP (software utilizado). Agora, tudo que era feito manualmente, é realizado de forma automática.” Explica. “Fim do retrabalho, diminuição de erros e celeridade nos processos são alguns dos resultados” avalia.