Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

País quer pescar um milhão de toneladas em 10 anos

Moçambique produz anualmente 300 mil toneladas de pescado diverso. Trata-se de um aumento de 30 toneladas se comparado com a cifra conseguida em 2014. Apesar dos números serem animadores, Agostinho Mondlane (na foto), Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, quer que dentro de 10 anos o país consiga pescar um milhão de toneladas de pescado. Esta vontade foi manifesta durante o primeiro Conselho Consultivo Alargado do ministério.

Para alcançar a meta, o ministério diz estar a desenvolver acções tendentes a divulgar práticas sustentáveis de captura de pescado e massificar os projectos de aquacultura no país. Agostinho Mondlane revelou que grande parte do pescado capturado no país é consumido internamente sendo que uma pequena parte é exportada para Europa, Asia e Africa do Sul.

Durante o encontro, Mondlane falou sobre a recente aprovação, pelo Governo, do Regulamento que estabelece o regime jurídico de utilização dos espaços marítimos, um documento que prevê, entre outras medidas, a defesa do ambiente marinho e protecção das áreas de conservação. O Conselho Consultivo decorreu no distrito de Namaacha.

fonte