Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Macau inaugura maior terminal marítimo de passageiros ao fim de 12 anos

O maior terminal marítimo de Macau entra em funcionamento a partir de 01 de junho, depois de, na quinta-feira, dia 18, ter sido inaugurado o Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, uma "obra gigantesca" que nasceu ao fim de 12 anos.

O novo terminal da Taipa ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e dispõe de 16 lugares de atracação para embarcações rápidas, três cais multifuncionais e 127 canais de passagem fronteiriça, além de heliportos.

A infraestrutura começou a ser construída em 2005, mas sofreu uma série de alterações, que elevaram o orçamento até 3,8 mil milhões de patacas (426 milhões de euros), ou seja, seis vezes mais do que o inicialmente previsto.

A obra de construção "foi gigantesca e as dificuldades foram grandes", afirmou a diretora dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA, antiga Capitania), Susana Wong, no discurso da inauguração do terminal, que contou com a presença do chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, entre outros titulares dos principais cargos, como secretários.

Susana Wong referia-se às sucessivas alterações de que foi alvo o projeto, como ampliação e mudança de finalidade (de terminal de apoio para posto fronteiriço principal), à suspensão da obra por parte do empreiteiro e a problemas afetos à qualidade de execução da obra.

CONTINUE A LER AQUI