Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Empresa espanhola coloca Cabo Verde no mapa da produção de acessórios de pesca

Abriu portas há um ano e já é uma referência na indústria nacional. De capital espanhol, a Poutada é uma empresa exportadora, de dimensão internacional, que quer tirar partido da posição geoestratégica das ilhas.

A Poutada nasceu na Galiza, em Espanha. Com os anos, tornou-se uma das marcas de topo na produção e comercialização de acessórios de pesca. Instalada em Cabo Verde desde Março de 2016, tem uma produção média diária de 100 mil anzóis, 300 palangres e 200 ‘cachaloteras’, garantindo emprego a 200 mulheres, número que pode aumentar – até duplicar – a médio prazo, caso se concretizem os investimentos previstos.

Na hora de expandir o negócio, o grupo espanhol escolheu São Vicente. Porquê? Francisco Pérez Sobrido, um dos administradores da fábrica de Mindelo, esclarece-nos.

“Primeira razão, a posição estratégica. Está muito perto de África, da América e da Europa. As principais zonas de mercado estão nestas áreas e isso para nós é muito bom”.

A proximidade cultural – “outro referente comum” – também pesou na decisão, assim como os custos laborais, relativamente baixos, quando comparados com os valores salariais praticados na Europa.

“Há uma situação que nos favorece. Há uma demanda de trabalho importante e nós temos uma oferta de trabalho importante”, sintetiza.

continue a ler aqui