Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
PORTO DO RIO GRANDE, BRASIL

Dragagem e batimetria ocorrem na hidrovia gaścha

Está em operação o processo de dragagem do Canal do Furadinho, que dá acesso ao Polo petroquímico de Triunfo, que, por sua vez, movimenta o Terminal Santa Clara, responsável por operar as embarcações da empresa Braskem. Essa obra oferece mais segurança na navegação interior do canal e, também, garante o calado operacional, que equivale a 17 pés.

O diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, esteve vistoriando as obras ao lado do diretor de hidrovias, Eduardo Alves. “Essa é uma obra que está sendo realizada com uma equipe própria da Superintendência com os funcionários da extinta SPH e tem a finalidade de manutenção do sistema hidroviário gaúcho”. Até então, são três dragas da atual SUPRG que, junto a equipe, operam no processo.

A dragagem deve cobrir uma extensão de 200 metros, tendo 50 metros de largura e 6 metros de profundidade em relação ao zero hidrográfico. Segundo o Diretor Superintendente da SUPRG, Janir Branco “é uma preocupação do estado a viabilidade do sistema logístico gaúcho, visto que isso é um fator predominante para garantir a competitividade dos produtos produzidos pelo Rio Grande do Sul”, conclui.

Batimetria

Ainda visando maior segurança das atividades, estão sendo feitos os levantamentos batimétricos do próprio Canal do Furadinho e do Cais dos Navegantes. Esse procedimento têm por objetivo realizar as medições de profundidades associadas a uma posição da embarcação na superfície da água, necessárias em áreas marítimas, fluviais, em lagoas e em canais naturais ou artificiais, navegáveis ou não, visando à representação destas áreas em uma carta. O procedimento é fundamental para acompanhar os níveis de assoreamento dos canais e dos locais de atracação de embarcações.