Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

ANTAQ realiza leilăo de terminal portuário do Rio

O leilão de arrendamento à iniciativa privada do terminal de trigo localizado dentro do Porto do Rio de Janeiro foi um sucesso. A Solenidade foi realizada na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília (DF) e contou com a participação da Diretora-Presidente substituta da Companhia Docas do Rio, Javacidnei Cosme, o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e o Diretor-Geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

O consórcio Maravilha, formado pelas empresas Bunge Alimentos S.A. e M Dias Branco Indústria e Comércio de Alimentos, foi o vencedor. A empresa deu o lance de R$ 1,18 milhão e arrematou o terminal pelo prazo de 25 anos, prorrogável por igual período. A empresa vencedora será responsável pela movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal, especialmente trigo. A área total arrendada é de 13.453 metros quadrados em que o grupo deverá investir R$ 93,1 milhões.

O Porto do Rio de Janeiro, em seus quase 110 anos de atividades, sempre foi a grande porta de entrada do trigo destinado ao Estado do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Para Javacidnei, essa importância ainda se destaca nos dias de hoje. “Nada mais apropriado que o Governo Federal dedique especial atenção a essa atividade tão essencial: a movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal, contribuindo diretamente com a produção de produtos básicos de gênero alimentício essenciais como a farinha e o pão.” Explica.

Para a Diretora, o projeto de modernização de infraestrutura portuária está alinhado com o planejamento estratégico e com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Rio de Janeiro (PDZ), que tem como plano de fundo ganhos de eficiência e de produtividade na movimentação de granéis sólidos e a integridade da carga.

O diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, também reconhece a importância do leilão para o estado do Rio de Janeiro. “É mais uma etapa importante que foi cumprida pelo governo e a concessão desse terminal vai ser fundamental para o abastecimento do estado do rio. É uma operação estruturante para toda a região”, ressaltou.