Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
ESTA TERÇA-FEIRA, NA FUNDAÇÃO FHC | SÃO PAULO

«A economia do mar e o desenvolvimento futuro de Portugal e do Brasil»

Camões escreveu que "Portugal é um país que a Espanha aperta e o mar alarga". O que era verdade no século 16, não deixa de sê-lo hoje em dia. O mar continua a ter importância para a economia portuguesa. Prova disso é a existência do Ministério do Mar, criado ainda nos anos 80, quando Portugal voltou a se abrir ao mundo depois de décadas de isolacionismo sob o regime de Salazar. Também para o Brasil a economia do mar adquire relevância crescente. O programa Amazônia Azul, lançado igualmente nos anos 80, se tornou uma política de estado, sob a liderança da Marinha, mas com a participação de vários ministérios e da comunidade científica brasileira.

As realidades não são as mesmas em um e outro lado do Atlântico, mas os temas são convergentes: transporte, infraestrutura portuária, energia, pesca, riquezas minerais, conhecimento científico, etc.

Com o objetivo de reforçar a cooperação e o entendimento entre Brasil e Portugal em torno das possibilidades de desenvolvimento propiciadas pelas atividades marinhas, a Fundação Fernando Henrique Cardoso recebe Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar de Portugal. Participarão também José Luís Cacho, Presidente do Porto de Sines e Miguel Marques, sócio da PwC em Portugal, responsável pelos assuntos relativos à economia do mar.

MAIS DETALHES