Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

China quer alargar cooperação nas áreas da economia marítima

O embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, declarou que o seu país tem todo o interesse em alargar a cooperação com o arquipélago, sobretudo nos sectores da economia marítima, energia e indústria do turismo.

 

Em declarações à Inforpress, o diplomata assumiu que a “economia marítima, a energia e a indústria do turismo são três sectores com grandes potencialidades em Cabo Verde e a China está interessada em alargar, aprofundar, fortalecer e promover mais projectos, caso as duas partes cheguem a um consenso”, sublinhou Du Xiaocong (na foto).

Em relação ao projecto de criação da zona económica especial em São Vicente, ligada à economia do mar e à criação de uma base logística para o apoio à actividades de pesca, apresentando pelo Governo de Cabo Verde, em Outubro de 2016, no âmbito do Fórum Macau, o diplomata avançou que a parte chinesa vai enviar uma equipa de técnicos e peritos nesta área para analisar as condições da ilha.

O embaixador garantiu que o seu país está aberto e disponível para alargar e fortalecer a cooperação com Cabo Verde, mas sublinhou que o arquipélago terá de apresentar novas ideias, com projectos detalhados para que possam ser submetidos ao Governo chinês.

Du Xiaocong adiantou que o seu país tem colaborado com o arquipélago em várias áreas a nível do projectos com o apoio financeiro da Governo chinês e de acordo com a necessidade da parte cabo-verdiana, mas também através de parcerias entre as autarquias.

“Para além das obras de remodelação da Assembleia Nacional, o projecto mais importante para nós actualmente, é arrancar com as obras do novo campo da Universidade de Cabo Verde, (Uni-CV), orçado em cerca de 70 milhões de yuans (mais de um milhão de contos)”, disse á Inforpress.

A China estabeleceu relações diplomáticas com Cabo Verde a 25 de Abril de 1976 e desde então tem cooperado com o arquipélago em vários domínios, com destaque para a área da construção de infra-estruturas.

fonte