Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

ENAPOR com o Certificado de RSO

A certificação das RSO é uma das exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE). Após os trágicos eventos de 11 de Setembro de 2001, a vigésima-segunda sessão da Associação da Organização Marítima Internacional, datada de Novembro de 2001, veio determinar um novo rol de medidas relativas à proteção de navios e instalações portuárias para assegurar uma nova abordagem em termos de segurança.

A ENAPOR SA obteve o certificado de RSO (Organização de Segurança Reconhecida) e integra a lista de instituições capacitadas para prestar um serviço de avaliação das Instalações Portuárias. As RSO, como são vulgarmente conhecidas, são organizações reconhecidas pelos Governos, para, em seu nome, aprovar os Planos de Segurança dos navios, das instalações portuárias efetuar avaliações de proteção das instalações portuárias, verificar e certificar o cumprimento do ISPS CODE, dar apoio à elaboração dos Planos de Proteção. No caso da ENAPOR SA ficou habilitada para fazer a avaliação de proteção das Instalações Portuárias e a elaboração dos Planos de Proteção.

Para se ter este estatuto é necessário um certificado emitido pela AMP (Agência Marítima Portuária). O Certificado de RSO foi emitido em 22 de Fevereiro de 2017 com um período de validade de 2 anos.