Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

APM Terminals investe 200 milhões de dólares para levar mega-navios aos Portos de New York e New Jersey

A APM Terminals revelou os seus planos relativos ao incremento funcional do porto de Nova Iorque e Nova Jérsia, através da intenção de canalizar, para os mesmos, o tráfegos dos mega-navios. Para isso, a companhia gestora de terminais portuários irá investir fortemente na sua infra-estrutura de Porto Elizabeth. A intenção trata-se de um reforço da orientação já demonstrada em Setembro de 2016, quando a companhia revelou investimentos de 70 milhões de dólares na mesma instalação.

Recorde-se que em Setembro de 2016, a APM Terminal havia declarado um forte investimento na construção de um novo cais no terminal de contentores do Porto Elizabeth que permitiria à infra-estrutura receber navios de maiores dimensões, vindos do Canal do Panamá alargado. Agora, a empresa do grupo Maersk, mais que duplica esse investimento, anunciando que irá subir a parada do investimento para 200 milhões de dólares, estando também previstas as aquisições de gruas 'Ship-To-Shore' (STS) de última geração.

O objectivo derradeiro é o de permitir que os mega-navios possam escalar o porto de Nova Iorque e Jérsia: «É expectável que estes navios escalem o porto após o aumento da ponte de Bayonne estar finalizado», anunciou a APM Terminals, via comunicado. «O aumento da altura da ponte de Bayonne, junto com a expansão do Canal do Panamá, permitem que as linhas de serviço destes mega-navios operem eficientemente na instalação da APM», acrescentou a companhia.

O porto de Nova Iorque e Nova Jérsia é um dos maiores complexos portuários da costa este dos EUA, com 6.25 milhões TEU movimentados durante 2016, enquanto a instalação da APM Terminals, o terminal de contentores Porto Elizabeth é um dos maiores do perímetro portuário em questão. O plano de investimento anunciado pela companhia conduzirá a um aumento de 800 mil TEU na capacidade do terminal (até aos 2.3 milhões TEU).

fonte