Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Associação de Armadores quer formar mil pescadores para pesca industrial e semi-industrial

A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) pretende formar, até 2020, cerca de mil pescadores, a nível nacional, para ter pessoal qualificado para trabalhar nos navios semi-industriais e industriais. Quem o diz é o presidente da associação João de Deus Júnior, que espera ter o apoio do Estado.

A ideia, segundo João de Deus Júnior, em entrevista à Rádio Morabeza, é ir buscar os jovens fuzileiros que prestaram serviço militar e que agora estão fora das Forças Armadas (FA), e dar-lhes formação. O presidente da APESC realça que o objectivo é ter pescadores do sector industrial.

“Os jovens que foram formados e que estão na rua da amargura é o nicho que vamos beber porque lá está o homem do mar”, diz.

Trata-se de um projecto que, segundo João de Deus Júnior, vai envolver as Forças Armadas, no sentido de saber quantos fuzileiros foram formados, onde os pode encontrar e o que estarão a fazer.

A capacitação, segundo o responsável, deve contemplar também os pescadores que já estão em actividade, para ter uma classe cada vez mais forte e qualificada, de modo a poderem prestar serviço nos navios industriais com bandeira do Estado de Cabo verde. Uma projecto que, na óptica de João de Deus Júnior, deverá criar uma dinâmica económica, ao mesmo tempo que reduziria a taxa de desemprego.

As formações estão inseridas no plano estratégico da APESC de 2014 a 2020.

fonte