Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
NAMIBE, ANGOLA

Armadores de Pesca aconselhados a praticarem a actividade de forma organizada

O director provincial das pescas no Namibe, Isaac Cativa Herculano, nesta cidade, aos arrumadores de pesca artesanal, a prática da actividade pesqueira de forma sustentada e organizada, com vista a permitir melhor desenvolvimento das espécies marinhas, que servem como sustento das comunidades.

O director provincial das pescas, que falava durante uma palestra dirigida aos empresários locais do sector das pescas, arrumadores de pescas artesanais e vendedoras de pescado, salientou que o desperdício de conjunto de artes de pesca como redes de malhas, de cerco, de rasto ao fundo e gaiolas, uma vez deixadas nas profundidades do mar, acarretam enormes prejuízos para o meio ambiente, concretamente, a sujidade no mar.

“ O tempo que vigora estes meios deixados no mar não só prejudica o stock de recursos pesqueiros, mas também prejudica aquilo que será a actividade pesqueira das futuras gerações “, disse.

A palestra dirigida fundamentalmente a comunidade do sector pesqueiro, inserido no dia Nacional do Ambiente, a assinalar se a 31 do corrente mês, visa orientar os operadores de pescas artesanal, no sentido realizarem as suas actividades com sustentabilidade dentro dos princípios de boas práticas de cuidados a terem para com as artes de pesca.

Durante a palestra os participantes foram ainda esclarecidos sobre a arte de pesca incontroláveis, recursos pesqueiros, a fiscalização na zona costeira, a conservação do ambiente marinho, os prejuízos e consequências da pesca nas zonas viciosas das artes e pesca artesanal, entre outros temas.

fonte