Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto de Cabinda revela dados das operações

O Porto de Cabinda manuseou 16.708 contentores em operações de embarque e de desembarque entre Janeiro e Dezembro do ano em curso, revelou à Angop o presidente do Conselho de Administração da companhia.

Nazareth Neto (na foto) afirmou, ao fazer o balanço das actividades realizadas em 2016, que o Porto de Cabinda movimentou 301.611 toneladas de carga e registou um tráfego de 486 navios de longo curso, cabotagem e petroleiros.
Mesmo com as dificuldades registadas no sector operativo, o Porto de Cabinda obteve um grau de execução situado acima dos 83 por cento, em comparação com igual período de 2015.

Nazareth Neto disse que, apesar do decréscimo no manuseamento de carga contentorizada na ordem dos 46 por cento, relativamente a igual período de 2015, os resultados foram satisfatórios.
O Porto de Cabinda pretende atingir 315. 168 toneladas em 2017, com uma previsão de atracagem de 536 navios na ponte-cais.
A unidade portuária prevê apostar também em 2017 na continuação das obras de construção do novo porto de águas profundas na região do Caio Litoral, bem como a edificação do quebra-mar e do terminal de passageiros.
A lista de projectos para 2017 prossegue com a perspectiva de reforçar o efectivo de segurança do recinto e das operações portuárias, a formação e a capacitação dos recursos humanos e a aquisição de novos equipamentos de movimentação vertical/horizontal de carga.
Em fins de Novembro, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, anunciou, no fim de uma viagem à China, ter conseguido negociar com as autoridades do país asiático o financiamento de quatro dezenas de projectos de obras públicas avaliados em 7.800 milhões de dólares (1,3 triliões de kwanzas). Entre esses financiamentos, está incluída a construção do porto de águas profundas do Caio, já em curso. O porto prevê receber os primeiros navios no final de 2017 e está orçado em 831 milhões de dólares (139 mil milhões de kwanzas).
Números anunciados em Dezembro do ano passado por Nazareth Neto indicam que, em 2015, as operações de manuseamento de carga e de descarga de mercadorias no Porto de Cabinda em 2015 renderam 986,832 milhões de kwanzas, em fluxos já naquela altura afectados pela queda das importações causada pela crise.

fonte