Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
AOS PORTOS DO LOBITO, LUANDA E NAMIBE

Chegam as primeiras 15 locomotivas do lote de 100 encomendado à General Electric

Já chegaram a Angola as primeiras 15 locomotivas da encomenda de 100 feita à General Electric. Foi o ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás, que confirmou a chegada aos portos de Luanda, Lobito e Namibe, com destino às empresas Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM).

A encomenda das 100 locomotivas por parte do governo de Angola à General Electric, todas do modelo GE C30-ACi, tem um valor total de 453,6 milhões de dólares.

As palavras do ministro surgiram no âmbito de um encontro com o governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, onde se abordou o futuro do sector dos transportes rodoviários e ferroviários na capital do país. Augusto Tomás salientou estarem a ser desenvolvidos esforços no sentido de modernizar e ampliar a capacidade de transporte de mercadorias, «dado ser uma actividade estratégia no fomento da produção de bens e serviços na agricultura, pescas, pecuária, indústria mineral e transformadora e, sobretudo, a nível do comércio».

Augusto da Silva Tomás, citado pela agência noticiosa Angop, anunciou também que outros meios de transporte público, nomeadamente de passageiros, de carga e mistos estão a ser construídos pela China, respeitando «as especificidades socioculturais dos angolanos e o estado das vias principais, secundárias e terciárias».

fonte