Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Cuamba e Lichinga novamente ligadas por ferrovia

Foi restabelecida a ligação ferroviária de 272 quilómetros entre Cuamba e Lichinga, depois de uma paralisação de seis anos devido ao avançado estado de degradação da mesma. A concessionária Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) adiantou que as obras de recuperação da linha custaram cerca de 100 milhões de dólares, desembolsados pelos respectivos acionistas.

As obras incluíram a substituição de chulipas de madeira por outras de betão, que garantem maior consistência, a fortificação de alguns troços, colocação de novo balastro e substituição total dos carris, o que permite que as composições passem a circular a uma velocidade máxima de 50 quilómetros à hora e que possam ter um máximo de 24 carruagens, contra as anteriores dez.

A Corredor de Desenvolvimento do Norte é uma empresa privada que resultou de uma parceria entre a Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala (SDCN), com 51% e a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), com os restantes 49%, cujo actividade principal é o uso, gestão, financiamento, manutenção, optimização das infra-estruturas e serviços ferroviários e portuários, bem como o desenvolvimento e operação dessas mesmas infra-estruturas.

fonte