Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 
BRASIL

Navio alemão de pesquisa oceanográfica no Porto de Recife

O navio pesquisador de bandeira alemã, Meteor, esteve ancorado no Porto de Recife, com seis cientistas a bordo e uma tripulação de 30 pessoas. A equipe analisa a importância do papel do Atlântico Tropical em relação à variabilidade do clima e os seus impactos bioquímicos no meio ambiente. O navio conta com 400 m² de áreas laboratoriais, molinetes para pesquisa, assim como diversos guindastes e dispositivos de elevação que possibilitam o uso dos mais diferentes instrumentos ultra modernos para o estudo do oceano mundial.

O Meteor se assemelha a uma pequena cidade autárquica, com uma usina elétrica própria, processamento ecológico de lixo, estação de tratamento biológico de água, processamento de água potável, ar condicionado e internet wi-fi. Construído em 1986, a embarcação já percorreu mais de um milhão de milhas marinhas (o suficiente para dar 40 voltas ao redor da terra).

A cônsul geral da Alemanha em Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira, visitou o navio pesquisador e explicou a importância da parceria entre Alemanha e Brasil. "A cooperação científica entre os dois países é muito importante e estratégica. A Proteção do clima e a sustentabilidade são os dois temas chaves desta cooperação, que é formada pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG ? Fundação Alemã para Pesquisa Científica), Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) e Ministério Brasileiro de Ciência e Tecnologia", comentou Könning.

Depois de pouco mais de um mês em alto mar, a embarcação trocou sua equipe científica aqui no Recife, conduzindo o despacho de amostras recolhidos no Oceano Atlântico e reabastecendo o navio para seguir viagem; encerra a sua missão no dia 12 de novembro deste ano.