Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Primeiro porta-contentores do mundo convertido ao GNL está quase pronto

Está quase pronto o primeiro navio porta-contentores do mundo convertido à propulsão de Gás Natural Liquefeito (GNL). A confirmação foi dada pela Bureau Veritas, especialista na matéria e encarregado do processo. O navio convertido (Wes Amelie) tem capacidade para 1.036 TEU e deverá estar pronto em 2017.

«A nossa experiência com este tipo de conversões em navios de GNL de pequena escala ajuda os donos e outros parceiros a avançar de forma mais confiante para este combustível novo e menos poluente», refere Philippe Donche-Gay (na foto), President da Bureau Veritas Marine & Offshore Division.

O projecto é apoiado pelo Ministério alemão dos Transportes e inclui a Wessels Reederei GmbH & Co. KG (Wessels, a dona do navio), MAN Diesel & Turbo SE (MAN), TGE Marine Gas Engineering, SMB Naval Architects & Consultants, e a Bureau Veritas entre os parceiros que o desenvolvem.

«Com a conversão para GNL, nós e os nossos parceiros mostrámos o nosso conhecimento e demonstrámos soluções práticas ambientais para a indústria da marinha mercante», refere Gerd Wessels, dono da Wessels.

O navio terá um tanque de GNL de 500 metros cúbicos, localizado na parte da frente para limitar a perda de capacidade de carga.

fonte