Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto de Luanda regista quebra de 35% nos contentores durante o primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o Porto de Luanda movimentou 3,1 milhões de toneladas de carga, valor que representa uma quebra de 35% (-1,7 milhões de toneladas) face ao período homólogo de 2015.

A informação foi dada por Rosas Silvério, chefe do departamento de controlo estatístico e logística da Porto de Luanda, que disse à agência noticiosa Angop que a quebra ficou a dever-se à redução acentuada verificadas nos produtos que o país importa, tendo-se essa tendência ocorrido tanto na carga contentorizada como na carga a granel.

Na carga contentorizada, o número de contentores processados atingiu pouco mais de 128 mil, número que representa uma queda de 44% relativamente ao contabilizado no período homólogo de 2015, em que foram processados mais de 290 mil contentores.

No primeiro semestre atracaram ao porto de Luanda 2437 navios, dos quais 346 de longo curso e 2091 de cabotagem, número esse que representa uma redução de 1217 navios quando comparado com o número contabilizado de Janeiro a Junho de 2015.

Desde 2010 até 2014, o Porto de Luanda movimentou cerca de 12 milhões de toneladas de carga por ano, o que representava um crescimento de cinco por cento em relação aos anos anteriores.

O Porto de Luanda transaccionava mensalmente 11 milhões de dólares com a movimentação de cargas dentro do recinto portuário, sendo os materiais de construção os produtos mais movimentados, por serem os mais procurados, devido ao “boom” de reconstrução e construção no país.

fonte