Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 

Segurança marítimo-portuária é área de cooperação entre Angola e Cabo Verde

Os dois países africanos vão cooperar em termos técnicos no domínio da segurança marítima e portuária, na sequência de um protocolo assinado em Luanda entre o Instituto Marítimo e Portuário de Cabo Verde e a Agência Marítima e Portuária de Angola.

O protocolo prevê a deslocação de especialistas cabo-verdianos a Angola, para ministrarem cursos, bem como a ida de angolanos àquele país africano, para receberem formação em matéria de segurança marítima, portuária e navegação, entre outros.

A Agência Marítima e Portuária de Cabo Verde e o Departamento de Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde vão, no quadro do protocolo, formar e certificar os marinheiros angolanos, incluindo oficiais da Marinha Mercante angolana.

A parte cabo-verdiana compromete-se ainda a garantir assistência jurídica, técnica e profissional aos funcionários angolanos da marinha e portos, bem como a desenvolver esforços para apoiar a administração da Marinha angolana, no processo que visa a integração de Angola na “Lista Branca” da Organização Internacional Marítima (IMO).

As duas partes decidiram ainda criar uma Comissão Técnica Bilateral, para programar, coordenar e garantir a sustentabilidade do presente protocolo.

fonte