Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Lunda Norte: Falta de material condiciona pesca no Cuango

A falta de material de pesca condiciona actividade piscatória no município do Cuango província da Lunda Norte, soube a ANGOP junto do chefe de secção de pescas, Alfredo da Filomena Massola.

 

O responsável garantiu que os pescadores possuem lanchas e anzóis sem a qualidade desejada para a prática da actividade, o que dificulta grandemente o seu trabalho.

No município do Cuango existem onze (11) cooperativas de pescadores, das quais três activas e pescam em média mil peixes dia, o que considera-se insuficiente para a demanda.

Adiantou também que o município possui 12 criadores de peixe com tanques para a criação de Cacusso e Bagre, exortando o apoio do Ministério das Pescas com material fluvial para o efeito, bem como investidores interessados no sector.

Por sua vez, Faustino Pinto, proprietário da cooperativa Vitoria, disse que diariamente tem comercializado 700 peixes, isto é, por trabalhar com redes precárias, caso tivesse lanchas a motor e redes apropriada em vez de canoa, dobraria o número do pescado.

Para Raul Alberto, a actividade tem sido lucrativa, tendo em conta que a bacia hidrográfica do Cuango é rica em pescado, apenas a falta de meios para captura do mesmo tem sido a grande dificuldade.

O pescado retirado do rio Cuango são a Masussa, Ngunga-Murianga, o Ngulo, Meque, Cema, Txingamba e Cuaça, nomes da língua local.

Por seu turno, o criador de peixes, Januário Vasco salientou ainda que devido ao tamanho dos seus tanques, os peixes reproduzem-se a um ritmo lento, mas, consegue-se comercializar. Sendo que 5 quilogramas de bagre custam três mil kwanzas e 2 a 3 quilogramas de cacusso e caxuxu, custam igualmente mil e 500 kwanzas respectivamente.

É de salientar que o Cuango é um dos maiores rios de Angola, que nasce no Tchicapa província da Lunda Sul e desagua no Zaire República Democrática do Congo.

O município possui uma população estimada em 1.700 habitantes e uma bacia hidrográfica suficiente para alimentar as populações locais.

fonte